
TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS

Cães
Gatos
Roedores
Profilaxia Oral


Raspagem dentária com ultrassom, seguido do jato de bicarbonato, e polimento com a taça de borracha com pedra pomes. Procedimento também conhecido como remoção de cálculo dentário, tartarectomia ou limpeza de tártaro.
Extração dos dentes de leite


Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes até os 6 meses de idade, caso não ocorra, podem prejudicar os dentes permanentes pois favorecem o acúmulo de cálculo dentário, além de causarem problemas de maloclusão. É indicada a extração dos dentes de leite.
Restauração


É realizada para tratar desgastes, perda de esmalte ou fraturas discretas nos dentes. Indicada para situações em que é possível conservar a polpa do dente.
Exérese de Tumor


Remoção cirúrgica dos tumores da cavidade oral, que é uma medida terapêutica muito utilizada. Os tumores mais comuns são os melanomas, carcinomas, fibrossarcomas, epúlide, entre outros.
Tratamento de Canal


Indicado em casos onde há exposição e morte da polpa dos dentes, seja por fraturas ou cáries (que apesar de raras, também acometem os cães).
Quando não realizado, poderá haver infecção da polpa, perda do dente ou abcesso na raiz dentária.
Correção de Fratura


Imobilização para a correção de fraturas da mandíbula ou maxila.
Implante e Prótese


Indicado para casos em que há a perda de algum dente permanente, seja por patologias ou traumas, ou quando há a falta congênita de um desses dentes.
Correção de Hipoplasia


Indicado para cães que apresentam má formação do esmalte dentário fazendo com que surjam alterações na cor e formato do dente.
Situação comum de ocorrer em casos de cinomose.
Ortodontia


Indicado para cães que apresentam maloclusão dentária.
Fístula do 4º Premolar


É uma doença comum na espécie canina, sendo ocasionada pela presença de infecção ao redor do ápice dentário. O dente mais comumente afetado é o quarto pré-molar superior. Os sinais clínicos incluem aumento de volume facial seguido de uma solução de continuidade na pele com presença de secreção.
Lesão de Reabsorsão dentária

É uma doença caracterizada por lesões erosivas do esmalte ou cemento, frequentemente situada na porção cervical do dente e classificada de acordo com origem e grau de acometimento, desde lesões superficiais em cemento e dentina, até a exposição pulpar e destruição completa da coroa dentária.
Hipersensibilidade à placa

Resposta inflamatória exacerbada das gengivas e mucosas à placa bacteriana nos dentes.